sábado, 2 de julho de 2011

Artes Marciais Mistas

As Artes Marciais Mistas (frequentemente conhecidas sob seu acrónimo em inglês: MMA - Mixed Martial Arts) são disciplina das artes marciais que incluem tanto golpes de luta em pé como técnicas de luta no chão. Podem ser praticadas como desporto de contacto de forma regular ou em torneio no qual dois concorrentes tentam derrotar-se mutuamente utilizando uma grande panóplia de técnicas permitidas nos combates de artes marciais, tais como, golpes utilizando os punhos, os pés, os cotovelos, os joelhos, além de técnicas de imobilização, projecções e alavancas. Algumas das organizações que organizam torneios de Artes Marciais Mistas são a Ultimate Fighting Championship (UFC) e o extinto PRIDE Fighting Championships. Na opinião popular, os termos Artes Marciais Mistas e Vale-Tudo tem o mesmo significado, porém, as diferenças entre estes termos devem ser reconhecidas e ambos devem ser distinguidos do termo Full Contact ("Contacto Pleno"). 

A história das artes marciais mistas 

Escultura representativa do Pankration

O Pankration era um estilo antigo de combate sem armas, que os gregos antigos introduziram nos Jogos Olímpicos em 648 d.C. como forma de preparação para a guerra e por isso como disciplina marcial. 
Algumas demonstrações públicas deste tipo de combates ocorreram no fim do século XIX, representando estilos diferentes de luta, incluindo JuJutsu, luta Greco-Romana e outras lutas em torneios e desafios pela Europa inteira. 
Depois da Primeira Guerra Mundial, a luta nascia outra vez em duas correntes principais: 
A primeira corrente era uma competição real; 
A segunda começou a pender mais para a coreografia e nas demonstrações grandiosas ao público, teve como resultado a luta profissional. 
As Artes Marciais Mistas modernas têm as suas raízes em dois acontecimentos principais: 
O Vale-Tudo no Brasil; e 
O Shootwrestling japonês. 
No início foram mutuamente ligados, tendo sido a posteriori separados. O vale-tudo começou na terceira década do século XX, quando Carlos Gracie, um dos fundadores da luta marcial brasileira, Gracie Jiu-Jitsu, convidou vários competidores de modalidades de luta diferentes para combaterem entre eles, sendo esta competição designada de "Desafio de Gracie". 
Mais tarde, Hélio Gracie e a família Gracie e principalmente, Rickson Gracie, mantiveram esta competição passando a designá-la como duelos de Vale Tudo sem a presença dos meios de comunicação social. 
No Japão, década de 1980, António Inoki organizou uma série de lutas de Artes Marciais Mistas, onde competidores de Gracie Jiu-Jitsu e competidores de Shootwrestling, lutavam entre eles, originando mais tarde, a formação de uma das primeiras organizações japonesas de Artes Marciais Mistas conhecida como Shooto. 
As Artes Marciais Mistas obtiveram grande projecção nos Estados Unidos em 1993, quando Rickson Gracie e outros sócios criaram o primeiro torneio de UFC. 
Com o sucesso do UFC, os japoneses criaram o Free Style Japan Championship e o Open Free Style Japan em 1994 (sendo os dois maiores torneios de MMA do mundo), tendo a vitória cabido nas duas primeiras edições (1994 e 1995) a Rickson Gracie, grande lutador de Vale Tudo do Brasil na década de 1970 e 1980 e que agora realizava também lutas em MMA no Open Japan, enriquecendo-se com isso, lutando também na Primeiras edições do PRIDE Fighting Championships. 
Ao contrário do PRIDE que reinou em absoluto entre 1997-2007, o UFC passou por esta altura a quase clandestinidade, perdendo valor e sendo proibido em vários estados dos Estados Unidos. 
Em 2001, o ex-empresário de boxe Dana White, convenceu os amigos de infância Lorenzo e Frank Fertitta, donos da rede de Casinos Station, a comprarem o UFC. 
Os três fundaram uma empresa chamada Zuffa e compraram o UFC por apenas 2 milhões de dólares, operando várias mudanças nas regras conseguiram legalizar o desporto em praticamente todos os estados americanos. 
Em 2007, o UFC comprou o Pride, "importando" vários atletas do Japão para os EUA e transformando o UFC na maior organização de MMA do planeta. 
Hoje em dia o UFC tem um preço estimado de mais de 1 bilião de dólares e domina mais de 90% do mercado mundial de MMA.

Sem comentários:

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier