sábado, 27 de fevereiro de 2010

Artes Marciais - Karate Goju Ryu - Parte IV

Kata

A kata é uma sequência de movimentos que contêm uma série lógica e prática de técnicas de ataque e defesa. Em cada kata existe um número pré-determinado de movimentos que o aluno pode praticar sozinho, sem um companheiro. As katas foram criadas por anteriores Mestres, depois de muitos anos de pesquisa, treino e real experiência de combate.
Quase todas as katas de Goju-Ryu foram transmitidas pelo Sensei Kanryo Higaonna, exceptuando as katas Gekisai dai ichi, Gekisai dai ni, Tensho e a actual versão da Sanchin, a principal kata do estilo.
Existem dois agrupamentos das katas de Goju-Ryu: as katas Heishugata e as katas Kaishugata.
As katas heishugata significam literalmente "kata de mãos fechadas". Na realidade o significado é o constante estado de contracção mantido ao longo de toda a kata, isto é, "fechar" ou contrair os músculos. Este tipo de katas desenvolve a força física, resistência e controle da respiração. As katas heishugata são a Sanchin e a Tensho.
As katas kaishugata significam literalmente "kata de mão aberta". Neste tipo de kata os músculos mantêm-se "abertos" ou relaxados permitindo movimentos rápidos e fluídos. A contracção dos músculos do corpo e a concentração do poder em Tanden ocorre num momento da execução de cada técnica. Todas a outras katas de Goju-Ryu, excepto a Sanchin e a Tensho pertencem a esta categoria.

As Katas do Karate Goju Ryu (De Cinto Branco a Cinto Negro)

Gekisai dai ichi / Gekisai dai ni

Gekisai significa ataque e destruição. Estas katas, foram inicialmente introduzidas pelo Sensei Chojun Miyagi em 1940 e o seu nome fica a dever-se à época em que estas foram criadas, o periodo da 2ª Guerra Mundial, Dai Ichi - número um, Dai Ni - número dois.




Saifa

Saifa significa romper e esmagar ou esmagar e partir em bocados. Esta kata é de origem chinesa e foi trazida para Okinawa pelo Sensei Kanryo Higaonna. Ataques para os lados e técnicas de libertação são realçados nesta kata. Os ataques são circulares com movimentos livres nas articulações do pulso, cotovelo e ombro como um chicote aumentando a velocidade e força.







Seiyunchin

Seiyunchin
significa Controlar e puxar. Esta kata é caracterizada pela respiração e movimentos lentos com muchimi. Todos os movimentos são técnicas de mãos, sem pontapés. Esta kata dá ênfase às posições fortes e estáveis e tal com o seu nome diz, existem muitas técnicas de puxar e atacar.



Sanchin

Sanchin
significa três batalhas. A batalha entre o corpo, mente e espírito. Este kata ajuda à correcta respiração, kime, foco e força, bem como uma grande resistência ao impacto através do treino contínuo.



Shisochin

Shisochin,
significa ataque a quatro portas ou ataques e defesas em quatro direcções. Também de origem chinesa, esta kata foi ensinada ao Sensei Kanryo Higaonna pelo Sensei Ryu Ryu Ko. Movimentos de esquiva e de empurrar são realçados por movimentos de anca acentuados. Para além de técnicas de empurrão para distanciar o oponente, esta kata contém também técnicas de corpo a corpo, tais como ataques e chaves às articulações.

Tensho

Ten significa rodar e
Sho significa mão aberta. Este kata foi desenvolvido pelo Sensei Chojun Miyagi da kata Rokkishu do estilo chinês garça branca. Rokkishu significa seis mãos e denota as diferentes posições de mãos nesta kata. Tensho combina os movimentos com suavidade.
É a combinaçao entre a tensão com uma forte respiração e movimentos de mãos suaves e fluidos.

Sem comentários:

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier