domingo, 7 de fevereiro de 2010

Artes Marciais - Karate Goju Ryu - Parte I

Mestre Kanryo Higaonna


O Naha-Te e o Mestre Kanryo Higaonna 


O grande Mestre Kanryo Higaonna nasceu a 10 de Março de 1853, em Naha, a capital de Okinawa. O seu pai trabalhou nos navios mercantes entre as pequenas ilhas de Okinawa comerciando bens todos os dias. Desde pequeno que Kanryo Higaonna ajudava o seu pai no trabalho sendo através deste trabalho tão árduo e exigente a nível físico que Kanryo desenvolveu um corpo bastante forte. 
Não tinha atingido os seus vinte anos quando o seu pai faleceu repentinamente, então, Kanryo deu um novo rumo à sua vida e decidiu que iria aprender artes marciais, dedicando-se de alma e coração a este propósito, viajando em 1869 até Fuzhou na China. 
Uma vez em Fuzhou passou a estudar as artes marciais chinesas debaixo da influência de um excelente mestre chamado Ryu Ryu Ko. Graças a sua força e destreza, bem como a sua aplicação à aprendizagem, rapidamente Kanryo se tornou num “Uchi Deshi” (discípulo particular) deste mestre Chinês. 
Durante treze anos submeteu-se a uma severa instrução na China, complementando os seus estudos de artes marciais de mãos vazias com uma capacidade técnica invejável com armas e especializou-se em medicina tradicional chinesa (com base em ervas medicinais). O seu mestre Ryu Ryu Ko tinha-o em tão alta estima, que legitimou publicamente esta mestria de Kanryu nas várias artes – uma honra tida como rara. A destreza e capacidade de Kanryu nas artes marciais eram tais, que repentinamente a sua fama alastrou-se por Fuzhou e regiões limítrofes. 
Em 1881 após treze anos de estudo diligente com o seu mestre regressou a Naha, Okinawa, onde as suas artes marciais passaram a ser conhecidas como Naha-Te (também chamada de “Tode” significando artes marciais da China). 
Kanryu Higaonna ensinou estas artes marciais às pessoas de Okinawa continuando ao mesmo tempo a sua própria pesquisa e prática. Com o intuito de ensinar os jovens de Okinawa, desenvolveu um método de ensino, o qual foi elaborado especificamente para desenvolver o corpo e a mente com o objectivo de melhorar por igual o bem-estar físico e espiritual. 
Inicialmente tida como a arte “secreta” do Naha-Te, esta foi “aberta” à sociedade em geral quando em Outubro de 1905, Kanryu passou a lecciona-la na faculdade. 
Kanryu Higaonna foi um Mestre muito duro e exigente, sendo porém no seu dia-a-dia um homem bastante calmo e humilde, conhecido pelo seu carácter virtuoso, pautando-se sempre por ser um homem que não necessitava ou desejava coisas banais ou mundanas, levando uma vida simples e completamente dedicada ao estudo e prática das artes marciais. 
Toda a sua vida foi dedicada ao Karate. Kanryu Higaonna faleceu em Dezembro de 1915com a idade de sessenta e três anos. 
As inigualáveis capacidades nas artes marciais de Kanryu Higaonna só são igualadas pelo seu enorme e distinto trabalho de trazer as “formas” (Katas) das artes marciais chinesas directamente da China para Okinawa divulgando-as pelos seus habitantes. 
Kanryu Higaonna é hoje em dia intitulado de “Kensei (punhos sagrados) Higaonna”que lhe assenta como uma luva, uma vez que o seu nome é sinonimo das ates marciais de Okinawa e do Naha-Tee o seu espírito está destinado a viver para sempre como um grande e valioso tesouro da cultura local. 
Chojun Miyagi, Fundador do Goju Ryu e sucessor de Kanryo Higaonna disse a cerca deste o seguinte:

“O meu mestre possuía uma força incrível e a severidade dos treinos que ele suportou na China vai para lá da compreensão …a sua velocidade e potência eram realmente de um super-homem, os seus pés e mãos moviam-se mais rápidos que relâmpagos”. 

Não existem contudo palavras que consigam definir a sua real perícia e habilidade, pode apenas dizer-se que as suas capacidades eram incríveis ainda que tais palavras não lhe façam justiça.

Sem comentários:

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier