sábado, 13 de fevereiro de 2010

Artes Marciais - Karate Goju Ryu - Parte II




Chojun Miyagi e o Goju Ryu


O grande mestre Chojun Miyagi nasceu em 25 de Abril se 1888 no seio de uma família Aristocrática detentora de um negócio de importação e exportação e possuindo dois navios que faziam viagens regulares para o território continental Chinês, colocando-a desta forma entre as mais ricas da região.
Em 1902 com 14 anos começou a treinar Karate com Kanryo Higaonna e tal como o seu Mestre demonstrou talento natural e forte determinação, progredindo de forma alucinante na aprendizagem das Artes Marciais. O treino que Higaonna sujeitava os seus alunos era de uma dureza e severidade extrema muito para lá da imaginação de qualquer pessoa, mas esse facto fazia com que Chojun praticasse karate com ainda maior afinco, mais arduamente e com maior entusiasmo do que todos os outros. Como figura destacada do Dojo tornou-se “uchi deshi” de Kanryo Higaonna, estudando e aperfeiçoando a sua técnica com o seu Mestre durante catorze anos até 1915, quando o Mestre Higaonna faleceu.
Como sucessor de Higaonna e do seu legado, o Naha-Te, Chojun Miyagi sublimou-se e aplicou-se até ao seu limite de resistência à arte marcial aprendida, numa tentativa de emular as extraordinárias capacidades do seu falecido Mestre. Com este intuito, nesse mesmo ano de 1915 viajou para Fuzhou na China (tendo sido uma das três viagens que iria realizar a China durante a sua vida) onde Kanryo Higaonna havia estudado artes marciais com vista a poder aprofundar a sua pesquisa e conhecimento das mesmas.
No regresso da sua viagem a Okinawa começou a ensinar artes marciais em sua casa, vindo mais tarde a leccionar no Centro de Treinos da Policia da Prefeitura de Okinawa, na Universidade para Professores e na Escola Secundária Comercial de Naha (onde o seu Mestre já havia ensinado).
Chojun Miyagi trabalhou arduamente para fomentar o Karate em Okinawa e na principal ilha do arquipélago, o Japão, para que o Naha-Te conseguisse um estatuto semelhante aquele já conseguido pelas altamente respeitadas artes marciais Japonesas da altura que eram o Judo e o Kendo.
Nesta senda viajou inúmeras vezes para o Japão, onde foi convidado a leccionar Karate na Universidade de Kyoto e na Universidade Ritsumei Kan.

O nome Goju Ryu


O nome Goju Ryu surgiu mais por acaso do que de uma forma deliberada. Em 1930 um dos melhores alunos de Chojun Miyagi de seu nome Jin`na Shinzato encontrava-se numa convenção de artes marciais em Tóquio, quando foi interpelado por vários outros mestres de artes marciais, os quais queriam saber qual era o estilo e a escola de artes marciais a que ele pertencia. Uma vez que o Naha-Te não tinha nome formal ele não podia responder a esta pergunta, mas contudo sentindo que a sua arte marcial iria ser vista de forma negativa e rebaixada a um estatuto amador, rapidamente escolheu o nome de Hankry Ryu, que significava o Estilo do Meio Duro.
No seu regresso a Okinawa informou o seu mestre, Chojun Miyagi, deste incidente, tendo este último gostado da ideia de Shinzato, mas levando contudo esta sua ideia um pouco mais avante após exame minucioso chamando-lhe Goju Ryu (Estilo que mistura formas "rígidas, duras" (Go) com formas "suaves" (Ju).
Este exame minucioso e respectivo nome surgiu de um trecho do Bubishi (Um texto clássico Chinês de artes marciais). Este trecho que aparece em forma de poema descreve os Oito Preceitos das Artes Marciais, e lê-se “Ho Goju Donto”, que significa “O modo de inalar e exalar é dureza e suavidade”.
Todo o poema diz o seguinte:

1.      A mente está em uníssono com o céu e a terra;
2.      O ritmo circulatório do corpo é semelhante ao ciclo do sol e da lua;
3.      O modo de inalar e exalar é dureza e suavidade;
4.      Age de acordo com o tempo e a mudança;
5.      As técnicas iram surgir na abstenção de pensamentos conscientes;
6.      Os pés devem avançar e recuar, separar-se e unir-se;
7.      Aos olhos não lhes escapa o mínimo movimento;
8.      Os ouvidos escutam bem em todas as direcções.

Em 1933, o Karate, foi registado como arte marcial no Butokukai, Centro de Artes Marciais no Japão. Marco importantíssimo na história do Karate, pois passou a ser reconhecido a um nível superior, sendo altamente respeitado como as outras artes marciais japonesas de então.
Tal como o seu Mestre, Chojun Miyagi, dedicou a sua vida ao Karate, sendo o responsável por estruturar o Naha-Te (ao qual mais tarde viria a denominar de Goju Ryu) numa disciplina sistematizada que poderia vir a ser ensinada ao público em geral. Esta sistematização por ele formulada permitiu que o Karate fosse ensinado nas escolas para benefício dos jovens e de forma a atingir um vasto número de pessoas por todo o mundo. Contudo o ensino privado da “essência da arte” permaneceu restrito a sua casa em ordem a fazer cumprir os princípios de ensino do seu Mestre, Kanryo Higaonna, e do Mestre antes deste, Ryu Ryu Ko.
Chojun Miyagi morreu a 8 de Outubro de 1953, ou de ataque cardíaco (a mais comum explicação) ou de hemorragia cerebral com a idade de sessenta e cinco anos.


Chojun Miyagi a ensinar a Kata Saifa




Sem comentários:

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier