sábado, 20 de outubro de 2007

AS ARTES MARCIAIS

Bodhidharma

*




A origem das Artes Marciais confunde-se com o desenvolvimento da civilização quando, logo após o desenvolvimento da agricultura e a da criação de pequenas aldeias levaram a que alguns dos membros desta sociedade começassem a acumular riqueza e poder. O que por sua vez originou o sentimento de cobiça, inveja, e no seu corolário, a agressão. Desta forma, a necessidade abriu espaço para a profissionalização da protecção pessoal.
Recentes descobertas arqueológicas mostram-nos guardas pessoais, na Mesopotâmia, praticando técnicas de defesa e de imobilização de agressores.
Porém, a versão mais conhecida das Artes Marciais, principalmente na vertente da história oriental, tem como origem principal, Bodhidharma, Monge Indiano que na sua viagem pela china orientou os monges chineses na prática do Yoga e rudimentos da arte marcial indiana, dando consequentemente bases características para a criação de um estilo próprio dos monges de Shaolin.
É, também, sabido historicamente, quer através da tradição oral, quer através de escavações arqueológicas que o Kung Fu já existia na China há mais de cinco mil anos, sendo o principal local de expansão destes conhecimentos marciais por quase toda a Ásia, donde se destacaram o Japão e a Coréia nas artes marciais mantendo esta tradição de forma milenar.
A origem do termo artes marciais é contudo ocidental e latino, sendo uma referência às artes de guerra e luta. A sua origem é vinculada ao deus da guerra greco-romano Marte. Assim, as artes marciais segundo a mitologia são as artes ensinadas pelo Deus Marte aos homens.
As artes militares ou marciais são todas as práticas utilizadas pelos exércitos no seu desenvolvimento, treino e habilidades para o uso em guerras não importando a origem ou povo que as criou.
Hoje o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem o uso de armas tradicionais.
No oriente existem outros termos mais adequados para a definição destas artes, como Wu Shu na China e o Bushido no Japão que também significam artes de guerra, ou "Caminho do Guerreiro".
Muitas destas artes de guerra do oriente e ocidente deram origem a artes actuais que hoje são praticados em todo o mundo como Karate, Kung Fu, TaeKwonDo, Esgrima, Tiro com Arco, etc, e que se diferenciam dos desportos de combate como o Boxe, Judo, Luta Greco-Romana, pois no desporto de competição as regras prevalecem, sendo o objectivo marcar mais pontos dentro de regras preestabelecidas, já as modalidades que tem uma origem mais marcial tem como objectivo a defesa pessoal numa situação de risco sem regras, e tendo na sua essência como pedra basilar a formação do carácter do ser humano.
No Japão estas artes são chamadas de Budo ou "Um caminho educacional através das lutas".

1 comentário:

Rog disse...

Bom trabalho...!!!

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier