terça-feira, 2 de outubro de 2007

A GUARDA PRETORIANA



*

A história da Guarda Pretoriana começa nos últimos anos do século I a.C. e nos primeiros do século I d.C. com Augusto, mas de facto sua real história é muito mais velha. O termo Guarda Pretoriana quer dizer "A Guarda do Pretório", o praetorium, era a parte central do acampamento de uma legião romana e onde ficavam alojados os oficiais superiores dessa legião. Ao construir-se um acampamento, que em maior parte dos casos era semelhante a uma pequena cidade, com ruas e uma praça pública (forum), marcava-se primeiro o local onde se localizaria o praetorium, desenhando-se depois a disposição do acampamento em função desse ponto. Durante a República, a escolta dos comandantes do exército estava a cargo dos extraordinarii, uma unidade especial selecionada de entre as unidades das legiões. Existem documentos que se referem a uma Guarda pessoal criada ad hoc, como foi o caso, em que Públio Cornélio Cipião Emiliano (no ano de 138 AC) instala-se em Numancia com seu impressionante exército e uma coorte formada por 500 amigos que formaram sua escolta pessoal, recebendo o nome de Guarda Pretoriana desde o momento em que ficaram acantonados próximo ao Pretório. Embora depois da guerra a unidade tenha sido dissolvida junto com o resto do exército, a partir de então os comandantes romanos alistados para as campanhas, formaram unidades especiais para a sua própria protecção. A partir de Augusto (Caio Júlio César Octaviano Augusto - Primeiro Imperador Romano), todos os imperadores tiveram uma guarda pretoriana, de tamanho variável. Tibério foi o que mais favoreceu os Pretorianos mandando construir uma fortificação que serviu de base (Quartel-General) para estes. A Guarda Pretoriana por sua vez, adoptou o escorpião (signo do zodiaco de Tibério) como símbolo da guarda.
A Guarda Pretoriana teve participação decisiva em muitos eventos da história romana, como por exemplo no assassinato de Calígula. A guarda pretoriana era usada pelos imperadores como um instrumento de validação de suas leis pela força, usando-a, por exemplo, para mandar matar inimigos.
Desta forma, a Guarda Pretoriana era um corpo militar de Elite formado para proteger os imperadores romanos e sua família. Em certas ocasiões este corpo que alcançou tanto poder que era decisivo na escolha ou permanência dos imperadores. Vestiam-se de forma diferenciada, e as guardas reais do presente século são as suas herdeiras no que concerne a protecção da família real. A Guarda Pretoriana demonstrou sempre grande denodo e valor combatendo, quando estava em causa a protecção do imperador.

*

Sem comentários:

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier