quarta-feira, 10 de outubro de 2007

TUNÍSIA


A Tunísia ( تونس) é um país do norte de África, limitado a norte e a leste pelo Mar Mediterrâneo, através do qual faz fronteira com a Itália, ficando especialmente próxima da ilha de Pantalaria e das ilhas Pelágias, a leste e a sul pela Líbia e a oeste pela Argélia, a sua capital é Tunes.
O Clima da Tunísia encontra-se sujeito a influências mediterrânicas e saarianas. O Clima Mediterrâneo predomina no norte e caracteriza-se por invernos amenos e verões quentes e secos. As temperaturas variam em função da latitude, altitude ou proximidade em relação ao Mar Mediterrâneo. As temperaturas médias são de 12ºC em Dezembro e 30ºC em Julho.

*

O território onde está situada a Tunísia é palco de um legado histórico imenso. Inicialmente perto do ano 1000 a.c. a região foi colonizada pelos fenícios, povo de origem semita os quais fundam Cartago, que rapidamente se transformou num importante centro comercial do mar Mediterrâneo até a sua total destruição pelos romanos em 146 a. c.. Passando então a fazer parte do Império Romano. Por sua vez os árabes conquistaram esta mesma região no Século VII d. c. transformando a antiga Cartago na nova cidade de Tunes um pouco mais afastada da sua localização original e tornaram-na no mais importante centro religioso islâmico do norte da África. Em 1574, a Tunísia é incorporada no Império-Turco-Otomano e mantém a sua administração por governadores turcos (beis) até 1881, quando passa a protectorado da França. Durante a II Guerra Mundial, o país é ocupado pelos alemães e transforma-se em "ponto chave" no desenrolar dos combates na guerra do deserto entre os Afrika Corps (General Erwin Rommel) e os Desert Rats (General Allen Francis Harding) levando a vitória aliada. Com o fim do conflito floresce o movimento nacionalista tunisino.
Em 1956, a Fança concede independência à Tunísia e o então principal líder nacionalista Habib Bourguiba, é eleito presidente em 1959, transformando-se posteriormente em presidente vitalício. Em 1964 o seu partido torna-se o único legal. Em 1980 a invasão do sul do país pela Líbia é prontamente repelida, sendo esta uma década conturbada com greves e manifestações populares marcando a crescente insatisfação com o governo Bourguiba. Em 1987, o líder é considerado incapaz de governar, sendo substituído pelo primeiro-ministro Zine-al-Abidine Ben Ali, o qual revoga a presidência vitalícia e estabelece a liberdade partidária. Há uma retoma no crescimento económico, chegando a 4,8% em 1992, com o incremento do turismo e das relações com a União Europeia (UE). Ben Ali e seu partido vencem as eleições de 1994 contudo o seu governo é acusado de perseguições à oposição, levando a que no ano seguinte ganhassem as eleições em 47 Prefeituras. Segue-se um período conturbado onde o crescimento do fundamentalismo islâmico preocupa o governo, culminando com a condenação do presidente da Liga Tunisiana de Defesa dos Direitos Humanos a cinco anos de prisão, em Janeiro de 1998, provocando por sua vez protestos internacionais. Em Maio desse mesmo ano, o governo anuncia plano de privatização de 50 empresas estatais até o final de 1999.
Em novembro 2001, o presidente Ben Ali anunciou reformas democráticas, tais como: a criação de um segundo corpo legislativo para reforçar o poder legislativo e dando ao conselho Constitucional mais poderes para verificar a regularidade de eleições presidenciais e legislativas. Todas estas medidas faziam parte de uma reforma constitucional adoptada pelo Referendum de Maio 2002. A segunda câmara legislativa foi inaugurada em Agosto 2005. Hoje em dia a forma do Governo da Tunísia é mista. A Assembléia Nacional tem 182 membros eleitos por voto directo para mandato de 5 anos. A sua constituição está em vigor desde 1959.

Sem comentários:

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier