sábado, 6 de março de 2010

Artes Marciais - Karate Goju Ryu - Parte V FIM


DOJO 

O recinto de prática do Karate-Do denomina-se, em japonês, DOJO, tradicionalmente um local sagrado onde nos treinamos e aperfeiçoamos física e mentalmente. 

“Todo lugar pode ser considerado um Dojo” 
Ditado budista. 

Um Dojo é um cosmos em miniatura, onde entramos em contacto com nós mesmos, com os nossos medos, ansiedades, reacções e hábitos. É uma zona de conflitos controlados, onde enfrentamos oponentes que não são adversários mas sim companheiros, empenhados em ajudar-nos a compreendermos melhor a nossa própria essência. 
É um lugar onde podemos aprender muito em pouco tempo sobre quem somos e como nos comportamos no mundo. Os conflitos que ocorrem no interior do Dojo ajudam-nos a entender o que ocorre fora dele. A concentração total e a disciplina exigidas no estudo do Karate Do têm continuidade no quotidiano. A actividade no Dojo solicita que estejamos constantemente a procurar coisas novas, tornando-se assim uma fonte de aprendizagem, de auto-iluminação.
Todos os Dojos são presididos por um SENSEI, que significa mestre em japonês. 
SEN quer dizer “antes”, e SEI “nascido”, deste modo, aquele que nasceu antes de nós é nosso mestre. Isto significa que aquele que se iniciou antes no Karate (nasceu antes), não em idade cronológica, visto que muitos mestres são mais jovens que os alunos, mas sim em termos de experiência e conhecimentos. 
O SENSEI das artes marciais assemelha-se ao mestre Zen, não procura o discípulo, nem impede que ele se vá embora. Se o aluno deseja ser guiado por um caminho duro e difícil, que exige habilidade e destreza, o instrutor está disposto a actuar como guia e a acompanhá-lo ao longo desse caminho. 
O papel do instrutor é delegar no aluno as tarefas que seja capaz de realizar, deixando depois que tome as suas próprias decisões em função dos seus sentimentos e capacidades. O aluno pode seguir os passos do seu guia ou escolher algum atalho alternativo por decisão própria. 

O título SENSEI 

Sensei é uma expressão japonesa de respeito. É utilizada quando nos dirigimos a professores ou a profissionais como médicos, advogados ou outros. 
No ocidente muitas pessoas, devido à diferença cultural, não a utilizam de forma adequada. 
A palavra Sensei é um termo honorífico, nunca devemos referir-nos a nós próprios como Sensei, sendo um acto de arrogância.
Devemos chamar a qualquer instrutor Sensei, estando ou não a estudar sobre a sua orientação, não o fazer é falta de respeito. Isto não significa falta de lealdade para com o nosso mestre é, pelo contrário, exactamente o que ele espera de nós. 
O título sensei deve ser sempre acrescentado ao nome do instrutor e não apenas no Dojo. O Budo é uma forma de vida, e o respeito pelos mais graduados deve ser permanente, no Japão, e, esperamos, também no nosso país. 
Se ouvirmos o nosso Sensei chamar um assistente pelo seu primeiro nome não significa que o possamos fazer também. Aquele indivíduo é um estudante do Sensei mas continua a ser um instrutor graduado e deve ser tratado por Sensei. 
Excepções podem ocorrer em alguns Dojos ou entre algumas pessoas, mas estes conceitos são aceites universalmente no meio do Karate. 
Lembrem-se que o Karate começa e acaba com respeito. Este é o Caminho que escolhemos. 

Etiqueta do Dojo 

Qualquer arte marcial pressupõe a existência de uma disciplina na sua aprendizagem e execução. As artes marciais japonesas começam e terminam com delicadeza e respeito mútuo, indispensáveis para a elevação da personalidade dos seus praticantes. 
Comparado com outras artes marciais o Karate, é uma arte de combate que contem elementos muito perigosos nas suas técnicas, facilmente se pode transmitir a impressão de dureza e violência e criar situações agressividades descontrolada e perigosa. Para prevenir este tipo de situações o Karate tem uma longa história e tradição de educação, respeito e boa conduta. 
Desde os tempos mais antigos que nas Katas se faz uma saudação no início e outra ao terminar. Não existe nenhuma Kata que comece com um ataque, sempre se inicia com uma defesa. Esta é a filosofia e o espírito do Karate. 
Deste modo, o karateka deve ter sempre presente na sua mente que está a treinar o seu coração e o seu espírito. Fazendo-o desta forma o praticante não se torna uma pessoa arrogante nem orgulhosa, mas sim uma pessoa educada. 
Em algumas ocasiões a etiqueta do Dojo é erradamente considerada como um cerimonial sem sinceridade. O correcto é que seja uma expressão natural de respeito e educação com os outros. Os karatecas devem treinar em silêncio, seguindo as directrizes emanadas pelo instrutor, sem esta disciplina (que deve ser livremente aceite por todos os praticantes), não é possível um trabalho sério e proveitoso.

2 comentários:

Anónimo disse...

Interessante!
Pergunto-me: qual será o próximo tema?

Unknown Soldier disse...

"A gente não escolhe o próprio assunto. Eis o que o público e os críticos não entendem. O segredo das obras-primas está nisso, na concordância do assunto com o temperamento do autor."

Flaubert , Gustave

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier