sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Mitologia IV


A história mitológica do mundo pode ser dividida em 3 ou 4 grandes períodos:

  1. Mito da origem ou da Era dos deuses: é a teogonia, o nascimento dos deuses, os mitos sobre a origem do planeta, dos deuses e da raça humana.
  2. Era em que os homens e os deuses se misturam livremente: histórias das primeiras interacções entre deuses, semi-deuses e mortais juntos.
  3. Era dos heróis (era heróica), onde a actividade divina ficou mais limitada. As últimas e maiores lendas heróicas são da Guerra de Tróia e suas consequências (consideradas por alguns investigadores como um quarto período separado).
Embora a Era dos deuses seja um alvo frequente de interesse para os alunos contemporâneos da mitologia grega, os autores arcaicos e clássicos possuíam uma clara preferência pela Era dos heróis. As heróicas Ilíada e Odisseia, por exemplo, estavam e ainda se encontram actualmente sobre maior destaque que a Teogonia e que os hinos homéricos – e prevaleceram em popularidade e continuidade. Sob a influência de Homero, o culto heróico conduziu uma reestruturação na vida espiritual, expresso na separação entre o reino dos deuses do reino dos mortos (heróis), e dos deuses olímpicos dos ctónicos.
Na obra, “O Trabalho e Os Dias”, Hesíodo organiza um esquema de quatro eras dos homens (ou Raças): de Ouro, de Prata, de Bronze e de Ferro. Estas raças ou eras são criações separadas dos mitos dos deuses, correspondendo a Era Dourada ao reino de Cronos e sendo as seguintes eras criações de Zeus.
Hesíodo intercalou a Era (ou Raça) dos heróis pouco depois da Idade do Bronze. A última idade foi a Idade do Ferro. Em “Metamorfoses”, Ovídio também segue o mesmo conceito de Hesíodo e apresenta essas quatro idades.


A gama de personagens, seres e ambientes que formam a Mitologia grega podem ser separados em três partes, sendo a última um apêndice para a literatura mitológica, de onde conseguimos grande parte das informações sobre os mitos:

  1. Raças, divindades, criaturas; personagens em geral, que abrange os Ventos, Centauros, Ctónicos, Ciclopes, Dragões, Erínias, Gigantes, Górgonas, Hecatônquiros, Harpia, Musas, Moiras, Mortais, Ninfas, Deuses olímpicos, Deuses primordiais, Sátiros e Titãs. Aqui também são incluídos os heróis: Héracles, Aquiles, Odisseu, Jasão, Argonautas, Perseu, Édipo, Teseu e Triptolemos.
  2. Lugares, que abrange os ambientes em que essas figuras, na imaginação dos gregos, viveram suas aventuras, que são Delfos, Delos, Olímpia, Hades (reino), Atlântida, Olimpo, Tróia, e Temiscira.
  3. Literatura mitológica clássica, inclui o estudo da literatura antiga grega, que contou com nomes como Homero, que incluía na sua narrativa a crença a deus.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mythology posted on fridays: just coincidence?

Unknown Soldier disse...

It´s not a coincidence, just a choice of mine. I hope you like it.

Anónimo disse...

I'm loving it!

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier