domingo, 11 de setembro de 2011

O Hinduísmo


O Hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo. Não há um fundador desta religião, ao contrário de tantas outras - no Islamismo, por exemplo, temos Maomé, e no Budismo, o próprio Buda. O Hinduísmo, na verdade, compõe-se de toda uma intersecção de valores, filosofias e crenças, derivadas de diferentes povos e culturas.

O hinduísmo pode ser definido como um conjunto de ritos, princípios, e práticas que vieram para a Índia por volta do ano 2 500 a.C. trazidos pelos vedas e foram sendo inicialmente transmitidos oralmente de geração a geração até finalmente serem transcritos. 
O Hinduísmo tem carácter histórico, pois a sua utilização advém de hindu a denominação dada pelos persas e gregos aos povos que habitavam as margens do riu Sindhu – actual Indus. Posteriormente sob o domínio inglês, a fé deste povo foi denominada “Hinduism” em português Hinduísmo.

O hinduísmo não possui todos os atributos para ser definido como uma religião (fundador, hierarquia, liturgia e dogmas), mas é praticado e seguido como tal por mais de 85% da população da Índia (sendo para estes muito mais que uma religião).  A característica singular da fé hindu é a sua universalidade, pois respeita e reconhece todas as formas de culto e de fé, atribuindo valor aos profetas e ícones das outras religiões.

Os fundadores desta religião estão contidos nos quatro livros sagrados, os Vedas, que em sânscrito quer dizer conhecimento, e são: 
  • o Rig-veda; 
  • o Sama-veda; 
  • o Yajur-veda; e 
  • o Athara-veda
(Estes livros contêm hinos, ritos, e preces que são compostos em duas partes: a parte do trabalho e a do conhecimento). 

Há também os Upanishads, que são considerados como a essência original dos vedas e o mais sagrado de todos os livros.
Embora possua um vasto panteão de divindades, o hinduísmo possui uma trindade principal que é composta por Brahma, Vishnu, e Shiva (criação, preservação e destruição) – ao contrário do que a maioria pensa, a religião dos vedas não é politeísta, pois todos os deuses e deusas são na verdade manifestações do Deus uno ou verdade suprema que é Brahma. 

A trindade Hindu Brahma, Vishnu e Shiva 

Para os hindus (Brahma) é um só, que abrange tudo e todos, caracterizando o panteísmo desta religião. Segundo os ensinamentos hinduístas o mundo material em que vivemos é uma mera ilusão, na qual Maya (a ilusão), faz tudo parecer real para enganar os homens e fazê-los sofrer.
O hinduísmo ensina que os homens possuem uma alma eterna e indestrutível (atma), que faz parte de Brahma, e que todos devem trabalhar para alcançarem a liberdade (moksha) e voltarem para Brahma. 

Esta libertação é alcançada através da quebra do ciclo de existências sucessivas (samsara), ou seja, o homem a cada existência, através do conjunto das suas acções (karma), constrói a sua próxima existência, enquanto o homem não conseguir alcançar o nirvana (estado de plenitude e de conhecimento de si mesmo e do universo) retorna após a morte para uma nova existência, que pode ser na forma de homem ou de animal (metem-psicose).

A religião hindu reconhece três caminhos para se alcançar a libertação (moksha): 
  • o caminho do conhecimento (Jnana Marga), 
  • o caminho da devoção (Bhakti Marga); e 
  • o caminho das obras rituais (karma Marga). 
Dentro deste contexto estimula a prática de Yoga, como forma de subjugar o corpo à alma, bem como unir a alma individual (atma) a alma universal (brahma) e a meditação transcendental como formas de elevação espiritual, podedendo ajudar o homem a alcançar a iluminação e a liberdade do mundo ilusório, além destes, são importantes também a oração, e o ascetismo (libertação dos aspectos materiais do mundo).

Sem comentários:

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier