quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fidelidade Feminina


Fala-se muito da fidelidade feminina, mas raras vezes se diz o que convém. Do ponto de vista estritamente estético, ela paira como um fantasma por sobre o espírito do poeta, que vemos atravessar a cena em demanda da sua amada, que é também um fantasma preso à espera do amante - porque quando ele aparece e ela o reconhece, pronto, a estética já não tem mais que fazer.
A infidelidade da mulher, que podemos relacionar directamente com a fidelidade precedente, parece relevar essencialmente da ordem moral, visto já que o ciúme toca sempre os aspectos de paixão trágica. Há três casos em que o exame é favorável à mulher: dois mostram a fidelidade, e um a infidelidade. A fidelidade feminina será enorme, excederá tudo quanto a gente possa pensar, enquanto a mulher não tiver a certeza de ser verdadeiramente amada: será muito grande, ainda que nos pareça incompreensível, quando o amante lhe perdoar; no terceiro caso temos a infidelidade.

Soren Kierkegaard, in 'O Banquete' (Discurso de Constantino)

2 comentários:

pin girl disse...

Haverá fidelidade no coração enquanto o amor é puro. Enquanto existe. Apesar de todas as contrariedades. E mesmo que não correspondido.

Haverá fidelidade e infidelidade formal enquanto houver homens e mulheres capazes de racionalizar o amor. Enquanto houver quem peça contas dele. Enquanto não houver perdão.

Dani Guimarães disse...

Nossa andei racionalizando demais pra não trair. Leia mais sobre essa experiência no post "Mulher na defensiva" http://enteramigas.blogspot.com

Bjim, Dani.

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier