sexta-feira, 28 de junho de 2013

7 Chakras


Chacras ou xacras, também conhecidos pela grafia chakras segundo a filosofia yogi são  centros energéticos dentro do corpo humano, que distribuem a energia (prana) através de canais (nadis) que nutrem órgãos e sistemas. Os chakras são chamados de Centro de Força.
A palavra chakra vem do sânscrito e tem como significado "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Sendo desta forma entendidos por videntes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais a girar a alta velocidade, vibrando nos pontos vitais do nosso corpo. 
Os chakras são pontos de intersecção entre vários planos e através deles o nosso corpo etéreo manifesta-se mais intensamente no corpo físico. Os Vedas (5.000 a.C.) contêm os mais antigos registos sobre chakras de que se tem notícia e quando estes foram escritos, já o Yoga sistematizava o conhecimento e o trabalho energético dos chakras.


São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde a uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - resultando disso o envelhecimento ou a doença.

Os chakras são ligados entre si por uma espécie de canal etéreo (Nadi) principal chamado "Sushumna", ao longo do eixo central do corpo humano, por onde outros dois canais alternados "Ida" que sai da base da espinha dorsal à esquerda de Sushumna e "Pingala" à direita ( na mulher estão invertidas estas posições).
Os Nadis conduzem e regulam o "Prana" (energias yin e yang) em espirais concêntricas. Estes Nadis são os principais, entre milhares, que percorrem todo o corpo em todas as direcções, linhas meridianos e pontos. Para os hindus os Nadis são sagrados, e é através da "Sushumna" que o yogi deixa o seu corpo físico e entra em contacto com os planos superiores  trazendo para o seu "cérebro físico" a memória das suas experiências.

Sem comentários:

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier