sexta-feira, 28 de junho de 2013

7 Chakras


Chacras ou xacras, também conhecidos pela grafia chakras segundo a filosofia yogi são  centros energéticos dentro do corpo humano, que distribuem a energia (prana) através de canais (nadis) que nutrem órgãos e sistemas. Os chakras são chamados de Centro de Força.
A palavra chakra vem do sânscrito e tem como significado "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Sendo desta forma entendidos por videntes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais a girar a alta velocidade, vibrando nos pontos vitais do nosso corpo. 
Os chakras são pontos de intersecção entre vários planos e através deles o nosso corpo etéreo manifesta-se mais intensamente no corpo físico. Os Vedas (5.000 a.C.) contêm os mais antigos registos sobre chakras de que se tem notícia e quando estes foram escritos, já o Yoga sistematizava o conhecimento e o trabalho energético dos chakras.


São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde a uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - resultando disso o envelhecimento ou a doença.

Os chakras são ligados entre si por uma espécie de canal etéreo (Nadi) principal chamado "Sushumna", ao longo do eixo central do corpo humano, por onde outros dois canais alternados "Ida" que sai da base da espinha dorsal à esquerda de Sushumna e "Pingala" à direita ( na mulher estão invertidas estas posições).
Os Nadis conduzem e regulam o "Prana" (energias yin e yang) em espirais concêntricas. Estes Nadis são os principais, entre milhares, que percorrem todo o corpo em todas as direcções, linhas meridianos e pontos. Para os hindus os Nadis são sagrados, e é através da "Sushumna" que o yogi deixa o seu corpo físico e entra em contacto com os planos superiores  trazendo para o seu "cérebro físico" a memória das suas experiências.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Estreia da Semana: Homem de Aço



O Super Homem regressa ao cinema pela mão de Zack Snyder, de “300″ e “Sucker Punch”, com produção de Christopher Nolan e argumento de David S. Goyer, a dupla de “O Cavaleiro das Trevas Renasce”. “Homem de Aço” é realizado por Zack Snyder e conta no elenco com Henry Cavill (Superman), Amy Adams (Lois Lane), Ayelet Zurer (Lara-El), Russell Crowe (Jor-El), Diane Lane (Martha Kent), Michael Shannon (General Zod), entre outros.


Sinopse:

Clark chegou à Terra ainda bebé, proveniente de um planeta longínquo chamado Krypton. Com a sua origem mantida em segredo, foi criado por Martha e Jonathan Kent, que se dedicaram de corpo e alma à sua educação.
Agora, já adulto, vive angustiado por um constante sentimento de não-pertença a uma raça que não é a dele, questionando a origem dos seus poderes, que gradualmente se têm fortalecido.
É então que, a viver numa cidade devastada pela criminalidade e corrupção, descobre a finalidade da sua própria existência ao criar o Super-Homem, um justiceiro sobre-humano capaz de restaurar a paz e o equilíbrio ao planeta que o acolheu.
Contra o super-herói estão dois outros sobreviventes Kryptonianos, o vilão General Zod, interpretado por Michael Shannon, e Faora, a parceira maléfica de Zod, interpretada por Antje Traue. Também de Krypton estão Lara Lor-Van, a mãe biológica do Super-Homem e Jor-El, o pai biológico, interpretado por Russell Crowe. A completar o elenco está ainda Christopher Meloni como o Coronel Hardy, Harry Lennix como o General Swanwick, Michael Kelly como Steve Lombard e Richard Schiff como Dr. Emil Hamilton.

in BestCine

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ideal


Aquela, que eu adoro, não é feita
De lírios nem de rosas purpurinas,
Não tem as formas languidas, divinas
Da antiga Vénus de cintura estreita...

Não é a Circe, cuja mão suspeita
Compõe filtros mortaes entre ruinas,
Nem a Amazona, que se agarra ás crinas
D'um corcel e combate satisfeita...

A mim mesmo pergunto, e não atino
Com o nome que dê a essa visão,
Que ora amostra ora esconde o meu destino...

É como uma miragem, que entrevejo,
Ideal, que nasceu na solidão,
Nuvem, sonho impalpável do Desejo... 

Antero de Quental in "Sonetos"

Public Image Ltd - Warrior


Fields they have eyes
Woods they have ears
Fish always sink
Head first
Downwards
I'll never dismount
I ride this tiger
Crosses are
Ladders
Leading to heaven

I'm a warrior
I take no
Prisoner

Keep the candle burning
Bright in the window
It's the
Only light I'll see tonight
Beggars can't be choosers
Shrouds they have
No pockets
Some of us wake up
Others roll over
But not I
I'm a
Warrior
This is my land
I'm a warrior
This is my land
I'll never
Surrender
I'm a warrior

Hear this dog bark
Watch the trees
Sway
Keep the candle burning
Both night and day
Many invade
I take
No quarter
This is my land
I'll never surrender
I'm a warrior
This
Is my land
I'll never surrender
I'm a warrior
I'll never
Surrender
I take no prisoner
I'm a warrior

Warrior
I'm a
Warrior
These fields have eyes
These woods have ears
Many
Invade
But I take no quarter
This is my land
I'm a warrior
I'm a
Warrior
I'll never dismount
I ride the tiger

terça-feira, 25 de junho de 2013

Liberdade


"Não existe nenhuma liberdade quando não há uma liberdade interior do indivíduo."

Corrado Alvaro in "Quasi una vita"

segunda-feira, 24 de junho de 2013

O Mundo


O mundo, tal como o entendo, 
Não vai além daquilo que o cego
De cor e sombra pode encontrar
Na escuridão que é a sua sina;
Este mundo, imenso e luzente,
O qual nós viemos herdar
Com um orgulho inconsciente,
Vale tanto quanto as nossas rimas
E haveres, sua lama dourada —
Nada, é o mais que dele vou falar
E aqui, no leito do nada,
Para o outro lado vou-me voltar. 

Alexander Search in "Poesia"

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Estreia da Semana: WWZ Guerra Mundial



Inspirado no best-seller de Max Brooks, “World War Z: An Oral History of the Zombie War”, o filme “WWZ Guerra Mundial” acompanha Brad Pitt como Gerry Lane, o funcionário das Nações Unidas encarregue de percorrer o mundo numa corrida contra o tempo, para descobrir a forma de parar uma pandemia que está a derrubar exércitos e governos e ameaça dizimar a humanidade. Os zombies de “WWZ – Guerra Mundial” (World War Z) chegam a Portugal a 20 de junho de 2013.


Sinopse:

Gerry Lane (Brad Pitt), ex-funcionário da ONU, quase perde a vida num inexplicável ataque que deixa o mundo inteiro mergulhado no caos. Mais tarde, descobre que um vírus desconhecido, responsável por transformar pessoas em zombies, deu origem a um conflito à escala mundial.
Numa tentativa desesperada de encontrar uma solução, Gerry é convocado pelas entidades governamentais e enviado com uma equipa de cientistas para a zona de conflito. Objectivo da missão: entrevistar os raros sobreviventes espalhados pelo mundo, perceber como o vírus prolifera e, desse modo, encontrar maneira de acabar com a pandemia que ameaça extinguir a Humanidade.
Um “thriller” de ficção científica com realização de Marc Forster (“Monster’s Ball – Depois do Ódio”, “007 – Quantum of Solace”) e argumento de Matthew Michael Carnahan, baseado na obra de Max Brooks (filho do realizador Mel Brooks).

in BestCine

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Agimos Sempre no Sentido do Destino


No fundo, a sabedoria do destino é a nossa própria. Porque a acompanhamos com uma consciência incessante daquilo que, no fundo, nos é permitido fazer. Podemos estar sujeitos a algumas tentações mas nunca nos enganamos. Agimos sempre no sentido do destino. As duas coisas formam uma só. 
Quem se engana é porque ainda não compreende o seu destino. Quer dizer, não compreende qual a resultante de todo o seu passado - o qual lhe indica o futuro. Mas quer o compreenda ou não, indica-lho à mesma. Cada vida é aquilo que devia ser. 

Cesare Pavese in "O Ofício de Viver"

terça-feira, 18 de junho de 2013

Nirvana


Viver assim: sem ciúmes, sem saudades,
Sem amor, sem anseios, sem carinhos,
Livre de angústias e felicidades,
Deixando pelo chão rosas e espinhos;

Poder viver em todas as idades;
Poder andar por todos os caminhos;
Indiferente ao bem e às falsidades,
Confundindo chacais e passarinhos;

Passear pela terra, e achar tristonho
Tudo que em torno se vê, nela espalhado;
A vida olhar como através de um sonho;

Chegar onde eu cheguei, subir à altura
Onde agora me encontro - é ter chegado
Aos extremos da Paz e da Ventura!

Antero de Quental in "Sonetos"

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Somos o que pensamos


"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com os nossos pensamentos. Com os nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo." 

Buda

domingo, 16 de junho de 2013

Paisagem


Desejei-te pinheiro à beira-mar 
para fixar o teu perfil exacto. 

Desejei-te encerrada num retrato
para poder-te contemplar. 

Desejei que tu fosses sombra e folhas
no limite sereno dessa praia. 

E desejei: «Que nada me distraia
dos horizontes que tu olhas!» 

Mas frágil e humano grão de areia
não me detive à tua sombra esguia. 

(Insatisfeito, um corpo rodopia
na solidão que te rodeia.) 

David Mourão-Ferreira in "A Secreta Viagem"

sexta-feira, 14 de junho de 2013

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Estreia da Semana: Os Estagiários


O filme “Os Estagiários” é uma hilariante comédia de Shawn Levy que conta com Rose Byrne, John Goodman, Vince Vaughn e Owen Wilson no seu elenco. O enredo centra-se nos personagens de Owen Wilson e Vince Vaughn, dois amigos de quarenta e poucos anos, que foram despedidos dos respectivos trabalhos. Insatisfeitos com o rumo das suas carreiras, estes decidem estagiar numa empresa ligada ao sector informático.


Sinopse:

Billy e Nick (Vince Vaughn e Owen Wilson), dois vendedores na casa dos 40, entram em choque quando se deparam com a notícia de falência da empresa onde trabalharam praticamente toda a vida.
Determinados a demonstrar que estão perfeitamente actualizados e que as suas qualificações não se tornaram obsoletas, resolvem aceitar um estágio não remunerado na Google Inc., onde terão de competir com os alunos mais inteligentes e qualificados de algumas das mais importantes Universidades dos EUA.
Assim, apesar de conscientes das dificuldades que terão de enfrentar para conseguirem aquele emprego, os dois decidem ir até às ultimas consequências, provando que a idade e a experiência, mesmo no contexto actual do mercado de trabalho, ainda pode trazer vantagens inesperadas.
Com argumento de Vince Vaugh e Jared Stern, uma comédia realizada por Shawn Levy (“Casados de Fresco”, “À Noite, No Museu”, “Uma Noite Atribulada”).

in BestCine

Entre o Luar e a Folhagem


Entre o luar e a folhagem, 
Entre o sossego e o arvoredo, 
Entre o ser noite e haver aragem 
Passa um segredo. 
Segue-o minha alma na passagem. 

Tênue lembrança ou saudade, 
Princípio ou fim do que não foi, 
Não tem lugar, não tem verdade. 
Atrai e dói. 

Segue-o meu ser em liberdade. 

Vazio encanto ébrio de si, 
Tristeza ou alegria o traz? 
O que sou dele a quem sorri? 
Nada é nem faz. 
Só de segui-lo me perdi. 

Fernando Pessoa in "Cancioneiro"

quarta-feira, 12 de junho de 2013

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Sonho. Não Sei quem Sou


Sonho. Não sei quem sou neste momento. 
Durmo sentindo-me. Na hora calma 
Meu pensamento esquece o pensamento, 
Minha alma não tem alma. 

Se existo é um erro eu o saber. Se acordo 
Parece que erro. Sinto que não sei. 
Nada quero nem tenho nem recordo. 
Não tenho ser nem lei. 

Lapso da consciência entre ilusões, 
Fantasmas me limitam e me contêm. 
Dorme insciente de alheios corações, 
Coração de ninguém. 

Fernando Pessoa in "Cancioneiro"

Passa uma Borboleta por Diante de Mim


Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no Universo eu reparo 
Que as borboletas não têm cor nem movimento, 
Assim como as flores não têm perfume nem cor. 
A cor é que tem cor nas asas da borboleta, 
No movimento da borboleta o movimento é que se move, 
O perfume é que tem perfume no perfume da flor. 
A borboleta é apenas borboleta 
E a flor é apenas flor. 

Alberto Caeiro in "O Guardador de Rebanhos - Poema XL"

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Estreia da Semana - Além da Escuridão


“Além da Escuridão: Star Trek”, sequela de “Star Trek” (2009), é realizado por J.J. Abrams, através do argumento de Roberto Orci e Alex Kurtzman. Desta vez, a Enterprise é chamada à Terra. Ao chegarem, descobrem que algo destruiu a frota e a organização a que pertencem e espalhou a devastação pelo planeta. O comandante Kirk conduz então uma desesperada caça ao homem num mundo assolado pela guerra, afim de capturar o responsável por toda a destruição.
 

Sinopse:

Quando a tripulação da Enterprise é chamada para regressar a casa, esta depara-se perante a presença de uma força aterrorizadora imparável no interior da organização, que destruiu a tropa e tudo o que esta representa, ao mesmo tempo que deixa o nosso mundo em crise.
Com uma disputa pessoal por resolver, o Capitão Kirk lidera uma perseguição ao homem num planeta em estado de guerra, enquanto procura capturar uma arma de destruição em massa que se encontra na posse de um único indivíduo.
Ao mesmo tempo que os nossos heróis são empurrados para o interior de um épico jogo de vida ou morte, as amizades de outrora são colocadas em causa, o amor será desafiado e sacrifícios têm de ser feitos em prol da única família que sobra a Kirk: a sua tripulação.
Novamente com realização de J.J. Abrams, a sequela de Star Trek (2009) estreia em Portugal a 6 de Junho de 2013.

in BestCine

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Criar...


"Toda a gente forceja por criar uma atmosfera que a arranque à vida e à morte. O sonho e a dor revestem-se de pedra, a vida consciente é grotesca, a outra está assolapada. Remoem hoje, amanhã, sempre, as mesmas palavras vulgares, para não pronunciarem as palavras definitivas. E, como a existência é monótona, o tempo chega para tudo, o tempo dura séculos."

Raúl Brandão in "Húmus"

terça-feira, 4 de junho de 2013

Atitude

Minha esperança perdeu seu nome... 
Fechei meu sonho, para chamá-la.
A tristeza transfigurou-me
como o luar que entra numa sala.

O último passo do destino
parará sem forma funesta,
e a noite oscilará como um dourado sino
derramando flores de festa.

Meus olhos estarão sobre espelhos, pensando
nos caminhos que existem dentro das coisas transparentes.
E um campo de estrelas irá brotando
atrás das lembranças ardentes.

Cecília Meireles in "Viagem"

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Procurar


Desaparecido o fervor de uma mono-mania, falta uma ideia central para dar significado aos momentos interiores esparsos. Em suma, quanto mais o espírito está absorvido por um humor dominante, mais a paisagem interior se enriquece e varia. É preciso procurar uma só coisa, para encontrar muitas.

Cesare Pavese in "O Ofício de Viver"

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier