sábado, 26 de novembro de 2011

Krav Maga


Krav Maga (em hebraico: קרב מגע, "combate próximo/de contacto") é um sistema de combate corpo a corpo, desenvolvido em Israel, que envolve técnicas de luta, agarres e golpes. 
Krav Maga surgiu de conhecimentos adquiridos na luta de rua, sendo desenvolvidas por Imi Lichtenfeld, adaptando-as ao seu treino de boxeador e lutador profissional, com o intuito de defender o quarteirão Judeu durante o período de activismo anti-semita em Bratislava na última metade dos anos 30 (séc. XX) até ao seu final. No fim dos anos 40, após ter imigrado para Israel, começou a dar instrução em combate corpo-a-corpo para o que se viria a tornar mais tarde as Forças de Defesa de Israel, desenvolvendo as técnicas que se tornaram conhecidas como Krav Maga
Desde então tem existido um aperfeiçoamento para ambas aplicações, civis e militares. Incluindo nalguns casos (mas não se limitando), a incorporação de elementos de artes marciais asiáticas tradicionais. 
A filosofia do Krav Maga enfatiza a neutralização de ameaças, bem como a aplicação de manobras de defesa e ataque simultâneos, e a agressão. Utilizado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel sofreu inúmeras variações intimamente relacionadas por organizações de imposição da lei e serviços secretos, tais como a Mossad, a Shabak, o FBI, unidades SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque e forças de operações especiais dos Estados Unidos. 
Existem, hoje em dia várias organizações de ensino de Krav Maga a nível internacional. 
Não sendo considerado um desporto, uma vez que não possui regras, todos os golpes são permitidos e treinados de forma a ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência do modo mais rápida e eficazmente possível. 
Homens e mulheres recebem o mesmo treino, não existindo contudo uma federação desportiva oficial, tal como não existem uniformes oficiais ou adornos, embora algumas organizações reconheçam o progresso do treino do aluno com divisas para a sua categoria, atribuição de níveis diferentes, e cintos. 
A inexistência de regras explica-se pelo Krav Maga ser uma técnica de defesa pessoal, que não é regulamentada, mas sim utilizada para manter o utilizador a salvo e incapacitar qualquer ameaça utilizando todos meios disponíveis. Os princípios gerais incluem: 

  1. Contra-atacar assim que possível (ou atacar preventivamente) 
  2. Focar ataques nas áreas mais vulneráveis do corpo, como os olhos, as mandíbulas a garganta, as virilhas, os joelhos, etc. 
  3. Neutralizar o oponente o mais rápido possível, respondendo com um fluxo contínuo de contra-ataques, e, se necessário, abater/aleijar. 
  4. Manter a consciência do ambiente circundante enquanto lida com a ameaça para percepcionar rotas de fuga, mais ameaças, objectos úteis para defesa e ataque e assim por diante. 

O treino básico mistura exercícios aeróbicos e anaeróbicos, a utilização de almofadas e outros equipamentos de protecção pessoal, durante o treino inicial. 
São usados cenários para treino de forças em situações típicas encontradas no patrulhamento em ruas ou em situações de combate, tendo por base ensinar os estudantes a ignorar distracções. 
Outros métodos de treino para aumentar o realismo incluem o uso de vendas ou exercitar os alunos até a quase exaustão antes de lidar com ataques simulados, além de treinos em ambientes externos, em locais variados e em situações incapacitantes ou restritivas. 
O treino cobre também o reconhecimento da situação em que o aluno se encontra para que desenvolva uma compreensão de tudo que o rodeia, e mesmo prever circunstâncias antes da ocorrência de um ataque, de forma a poder reagir de modo a lidar com situações possivelmente violentas, quer de forma verbal quer física e se possível para evitar a violência sempre que possível.

Sem comentários:

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier