terça-feira, 21 de julho de 2009

Gueixa


Gueixa (芸者 geisha) ou Gueigi (芸妓 geigi) são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte da sedução, dança e canto, caracterizando-se tipicamente pelas suas vestimentas e maquilhagem tradicionais. Contrariamente à opinião popular e especialmente ocidental, as gueixas não são o equivalente oriental da prostituta, pois, elas não trabalham com o intuito do sexo, pode existir um certo “encantamento” e namorisco, porém os seus clientes sabem que não irá passar daí, e é este o fato que seduz muitos homens e os encanta tendo por base toda a cultura de uma gueixa.
Há algumas confusões, até dentro do próprio Japão, sobre a natureza da profissão de gueixa. A gueixa é frequentemente representada como uma prostituta cara na cultura popular Ocidental. Contudo as Gueixa são artistas, sendo seu objectivo entreter os seus clientes recitando versos, tocando instrumentos musicais com conversas leves. Os compromissos como gueixa podem incluir o "namoriscar" com homens e proferir algumas insinuações graciosas, contudo, os clientes sabem que nada mais pode ser esperado. Num estilo social que é unicamente japonês, os homens são maravilhados pela ilusão de que isso nunca vai acontecer, sendo que a gueixa não se ocupa de forma alguma com sexo pago a clientes.
A gueixa é confundida por vezes com as tradicionais cortesãs de alta-classe chamadas de Oiran, que tal como as gueixa usam penteados elaborados e maquilhagem branca. É, porém, simples fazer-se a distinção entre as duas uma vez que as oiran, como prostitutas, atam o seu obi (cinto) pela frente, enquanto a gueixa o faz pelas costas na forma tradicional.
Durante o período Edo, a prostituição foi legal e prostitutas como as oiran foram autorizadas pelo governo sendo por outro lado estritamente proibida a qualquer gueixa ter uma licença de prostituição, e oficialmente proibida ter relações sexuais com os seus clientes.
Durante a ocupação do Japão, após o término da II Guerra Mundial muitas prostitutas japonesas venderam-se como gueixa a soldados americanos, tendo ficado conhecidas como garotas geesha, devido a uma má pronúncia da palavra gueixa, transportando a imagem de gueixa como prostitutas aos Estados Unidos.
No Japão a condição de Gueixa é cultural, simbólica repleta de status, delicadeza e tradição. O termo geiko (芸子) é também usado no dialecto de Quioto para descrever as gueixas, especialmente no bairro Hanamachi e ao contrário do que se verificava nos séculos XVIII e XIX, as gueixas são actualmente um número bastante mais reduzido do que então.

Maiko (舞妓) é o termo utilizado para designar uma gueixa aprendiz. O elegante, mundo de alta cultura de que a gueixa faz parte é chamado karyūkai (柳界 "a flor e o mundo de salgueiro"). Uma gueixa famosa, Mineko Iwasaki, disse que isso assim é porque "a gueixa é como uma flor, bela em seu próprio estilo, e como um salgueiro, graciosa, flexível, e forte." Outra gueixa importante foi Kiharu Nakamura.

Sem comentários:

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier