sábado, 9 de fevereiro de 2008

ODA NOBUNAGA

Armadura Samurai de
Oda Nobunaga

*


Oda Nobunaga (織田 信長) (23 de Junho de 1534 – 21 de Junho de 1582) foi um grande Daimyo (senhor Feudal, ou literalmente, “grande nome”) do período Sengoku (Guerra Civil) da História Japonesa.

Filho de Oda Nobuhide, um guerreiro de menor importância e poucas terras na província de Owari, Oda Nobunaga nasceu a 23 de Junho de 1534 no Castelo de Nagoya. A sua mãe, Gozen Tsuchida, esposa legitima de Nobuhide, tinha já um filho primogénito, Nobuhiro, mas devido a ter sido concebido dentro do matrimónio fez de Nobunaga o seu segundo filho legítimo . Aos dois anos Oda tornou-se o dono do castelo de Nagoya e ao longo da sua infância e início da adolescência, passou a ser bem conhecido face ao seu comportamento bizarro (Com a introdução de armas do fogo no Japão (espingarda por Portugueses), Nobunaga, ficou afecto as mesmas e por outro lado corria pelas ruas com outros jovens da sua área de residência, sem qualquer consideração pelo seu próprio Status Quo).

Chegada a altura da sua emancipação Nobunaga casou-se com Nohime, filha de Saitō Dōsan, por conveniência (estratégia política), porém, e uma vez que não gerava nenhuma criança foi considerada estéril, competindo as suas concubinas Kitsuno e a Senhora Saka gerar os seus filhos. Foi Kitsuno que deu à luz o filho mais velho de Nobunaga, Nobutada (cujo o filho, Hidenobu Oda, viria a tornar-se soberano do clã Oda após as mortes de Nobunaga e Nobutada).

Nobunaga viveu uma vida de contínuas conquistas militares chegando a conquistar quase todo o Japão, quando morreu inesperadamente em 1582.

No que diz respeito à força militar, os sonhos revolucionários de Nobunaga não só mudaram a maneira de se “fazer a guerra” no Japão, mas no seu processo, criou uma das forças mais espetaculares e modernas do mundo da sua época. Desenvolveu, implementou e expandiu o uso de lanças de longo alcance (anti-cavalaria), armas de fogo, navios blindados e fortificações de castelos, em perfeita consonância com as batalhas, as quais, envolviam um grande número de guerreiros, comum à época.
Nobunaga também instituiu um sistema de classes guerreiras especializadas escolhendo posições adequadas para os seus súbditos e demais cidadãos sob o seu jugo e de acordo com suas habilidades, não somente pelo nome, posicionamento social ou relação familiar que tivessem, como tinha sido feito em períodos históricos anteriores. Os seus súbditos podiam ganhar novas terras de acordo com a quantidade de arroz que pudessem produzir e não pela extensão das mesmas (sistema de organização muito utilizado e desenvolvido pelo seu aliado Ieyasu Tokugawa na formação do seu Xogunato em Edo).

O domínio e a grande inteligência de Nobunaga não se restringiram ao campo de batalha, pois ele também era um homem de negócios e entendia muito bem tanto os princípios de micro como os de macroeconomia. Primeiro, para modernizar a economia partiu de uma base agrária para depois de consolidada esta primeira fase avançar para uma nova etapa de manufactura e serviços, desenvolvendo cidades-castelos que se tornaram tanto os centros como as bases de economias locais. Nas áreas sob o seu controle, mandou construir estradas de ligação entre essas cidades-castelos, não só com o objectivo de facilitar o comércio, mas também para que pudesse mover o seu exército através de grandes distâncias num curto espaço de tempo.
O comércio internacional foi expandido para além da China e da península Coreana até a Europa, ao mesmo tempo em que o comércio nambam (bárbaro) com as Filipinas, Sião e a Indonésia também era posto em prática.
Nobunaga implementou medidas de fomento e restrição como meio de estimular o comércio e a economia em geral. Políticas que aboliram e proibiram monopólios, além de liberalizarem sindicatos, associações e guildas (associações de artesãos de um mesmo ramo, isto é, pessoas que desenvolviam a mesma actividade profissional procurando garantir os interesses da sua classe e regulamentar a profissão), que anteriormente eram proibidas por serem vistas por Nobunaga como um empecilho ao comércio em geral. Desenvolveu, ainda, as isenções de impostos e estabeleceu leis para regular e facilitar empréstimos.

Ao conquistar quase todo o Japão, Nobunaga acumulou grandes riquezas, o que o levou a gradualmente aumentar o seu investimento em arte e cultura, que sempre tinham sido uma das suas áreas de interesse, fazendo-se valer delas (arte e cultura) mais tarde como demonstração do seu poder e prestígio. Construiu vastos jardins e castelos que eram, em si mesmos, grandes obras de arte. Diz-se que o Castelo Azuchi, erigido na orla do Lago Biwa, é o mais grandioso castelo do Japão, coberto de ouro e estátuas no exterior, e decorado com telas fixas, portas corrediças, paredes e pinturas no tecto e tendo sido realizadas no seu pelo mestre pintor seu súbito Kano Eitoku.

Nobunaga é lembrado no Japão como um dos personagens mais brutais do período Sengoku. Adoptou o Cristianismo quando a religião foi introduzida no Japão e usou-a como desculpa para perseguir os monges de Ikko. Durante este período, o seu súbdito e Mestre-de-chá Sen No Rikyu criou a Cerimónia do Chá, a qual Nobunaga difundiu, originalmente com a intenção de discutir política e negócios. O Kabuki (forma de teatro japonês, conhecida pela estilização do drama e pela elaborada maquilhagem utilizada pelos seus actores) moderno também teve seu começo durante este período, sendo completamente desenvolvido no início do Período Edo.
Pelo facto de Nobunaga ser cristão (o seu nome cristão era Jerónimo) e pela insensibilidade com que esmagou os Ikkoshu, conclui-se que ele não tinha o menor respeito pela religião tradicional. Facto comprovado em 1571, quando chacinou cerca de três mil monges do templo Enryakuji, no monte Hiei (um poderoso núcleo político e religioso do início do período Heian), uma vez que aquele mosteiro o tinha desafiado militarmente.

Oda Nobunaga era implacável com todo aquele que lhe fizesse frente, mas não deixava de reconhecer a autoridade imperial, nem a autoridade de outros templos e santuários desde que não pusessem em causa a sua hegemonia.
A sua tentativa unificar o Japão foi suspensa em 1582, enquanto ele e os seus companheiros estavam em Kyoto, tendo sido assassinado por Akechi Mitsuhide, um dos seus principais generais. Os guerreiros de Nobunaga delegaram o poder em Mitsuhide, o qual foi destronado por sua vez dias mais tarde por outro general de Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi (1536-1598), sucedendo-lhe como novo líder.


*

Uma frase pode resumir o estilo de Oda Nobunaga: "Se o pássaro não canta, eu mato-o."

1 comentário:

Rog disse...

..Mais vale cantar qualquer coisinha ao Grande Tono.. ;)
Belo trabalho de pesquisa!

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier