terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

AIKIDO


O Aikido (合気道), é uma arte marcial originária do Japão na década de 1920 pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam Ô-Sensei ("grande mestre") ou fundador (a expressão sensei quer dizer aquele que sabe).

Ueshiba concebeu o Aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o daito-ryu aikijujutsu, com sensei Sokaku Takeda, o Kenjutsu (técnica da espada) e o jojutsu (técnica do bastão curto), sendo outro de seus mestres Onisaburo Deguchi, líder da família Oomoto-kyo, no Japão.

Os seus principais sucessores no Aikido foram Kishomaru Ueshiba (1921-1999) e Moriteru Ueshiba (1951).


O termo aikido é composto por três caracteres (Kanji):
Ai : harmonia 合
Ki : energia 気
Dô : caminho 道
Em tradução livre: "O caminho da harmonização das energias".


O termo dō (via ou caminho) pode ser encontrado no judo ou kendo, ou na arte da caligrafia (shodō) ou do arranjo de flores (kadō). O termo aiki refere-se ao princípio da luta de absorver o movimento dos atacantes para controlar suas acções com o mínimo esforço. Inspira-se no Tao ou o Todo ou o Caminho, não admitindo competição e o treino procura desenvolver sentimentos de fraternidade e cooperação. Baseia-se em movimentos fluidos e circulares. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas: bokken ou bokutô (espada de madeira), jô (bastão curto) e tanken ou tantô (faca de madeira).
No combate o aikido tem por costume nunca recuar.
Se o adversário puxa o aikidoca, este empurra-o e logo o gira.
Se o adversário avança, o aikidoca gira-o e então logo o puxa.
Especializa-se em torções dos membros superiores, bem como mãos e dedos, além de "trabalhar" vários desequilíbrios.
Na sua teoria espiritual, parte fundamental da luta, o Aikido busca a harmonia dos seres com uma energia universal chamada KI, comum as práticas ZEN e ao YOGA. Este termo não tem uma tradução estrita para o português, podendo denotar diversos conceitos: respiração, sopro vital, espírito, energia ou intenção (nas imagens quem está aplicando a técnica é denominado tori ou nage e quem sofre a aplicação é chamado uke).
Morihei Ueshiba teve dois mestres: Sokaku Takeda, mestre de daito-ryu aikijujutsu, e Onisaburo Degushi, líder da família Oomoto-kyo, no Japão.

Sem comentários:

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier