domingo, 23 de outubro de 2011

O Kettlebell


O Kettlebell trata-se de uma bola de ferro fundido com uma alça sendo um equipamento utilizado desde o "mundo antigo" para exercícios musculares. Os homens fortes de então usavam esses pesos para demonstrar a sua força, participando em actividades e jogos com essas "peças antigas". 
A história relata-nos, ainda, a presença dessas actividades na Europa a partir do século XVI, onde bolas de ferro maciças eram encontradas em feiras e mercados da época.
Porém, foi na Rússia dos Czares que estas esferas de metal se começaram a revelar significativamente, quer na aquisição de força e quer na resistência (endurance). Bola de ferro completa com uma prática alça, o kettlebell ou gyria tornou-se assim uma peça principal para qualquer guerreiro russo. 
Na actualidade, de acordo com Pavel Tsatsouline, o grande responsável pela introdução do treino com o kettlebell nos Estados Unidos, os termos Homem Forte e Girevik ou Homem kettlebell eram sinónimos na Rússia dos Czares.
Muito tem sido falado a respeito do treino com kettlebell nos Estados Unidos e tudo graças às distintas vantagens que o método oferece comparado com as outras modalidades que os mercados do fitness têm oferecido. 

Razões pelas quais tanto se fala da eficiência dos kettlebells:

  1. Produz trabalho de força em grande amplitude de movimento. Amplitude de movimento provoca o "stretch reflex", o que aumenta a capacidade do corpo humano de produzir forca, movimentação e agilidade.
  2. Expõe fraquezas individuais e promove correcções de assimetria corporal. Como a maioria dos gestos executados no kettlebell training é feita unilateralmente, assimetrias e compensações são muito mais fáceis de serem detectadas.
  3. Auxilia no desenvolvimento de estruturas articulares fortes e flexíveis. Kettlebell training exige muito que as articulações se estabilizem dinamicamente, o que reduz o potencial de lesão e permite maior eficiência na produção de forca muscular.
  4. Oferece uma infinita variedade de exercícios com uma única peça.
  5. Intensifica a produção de potência muscular.
  6. Ensina o corpo a maneira de absorver força e redireccioná-la.

O treino com o kettlebell é muito popular entre os praticantes de lutas, em especial o grappling e as artes marciais mistas (MMA).

Sem comentários:

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier