domingo, 30 de setembro de 2007

LA SIRENA VARADA


Y me he enredado siempre entre algas,

maraña contra los dedos.

Cierras la madeja

con el fastidio del destino,

y el mordisco lo dan otros;

Encías ensangrentadas, miradas de criminales,

a grandes rasgos, podrías ser tú.


*

Echar el ancla a babor y de un extremo la argolla

y del otro tu corazón.

mientras tanto, te sangra.

y el mendigo siempre a tu lado,

tu compañero de viaje.


*

Cuando las estrellas se apaguen,

tarde o temprano, también vendrás tú.


*

Duerme un poco más,

los párpados no aguantan ya,

luego están las decepcion

es cuando el cierzo no parece perdonar.


*

Sirena, vuelve al mar, varada por la realidad.

Sufrir alucinaciones

cuando el cielo no parece escuchar,

dedicarte un sueño,

cerrar los ojos y sentir oscuridad inmensa,

entregado a una luz,

como un laberinto de incertidumbre.

Esquivas la pesadilla.

y sobrevolar el cansancio

y en un instante, en tierra otra vez.


*
El miedo a traspasar la frontera
de los nombres, como un extraño.

Dibuja la espiral de la derrota
y oscurece tantos halagos, sol, en la memoria que se va...


*

y duerme un poco más, los párpados no aguantan ya,

luego están las decepciones cuando el cierzo no parece perdonar.

sirena, vuelve al mar,varada por la realidad.

sufrir alucinaciones cuando el cielo no parece escuchar.


*


Héroes del Silencio (El Espíritu del Vino)

LESTAT DE LIONCOURT


Lestat de Lioncourt é o vampiro principal das "Crónicas de Vampiros" (Vampire Chronicles) de Anne Rice.
Aparece pela primeira vez no livro "Entrevista com o Vampiro", narrado pelo seu "filho das trevas" (foi transformado por Lestat em vampiro) Louis Point du Lac a um repórter.
Lestat era um jovem actor e fidalgo de uma família falida, vivia num castelo em Auvergne, no interior da França.É encontrado pelo vampiro Magnus em Paris, que, cansado de viver e fascinado pela sua beleza , sequestra Lestat e transforma-o em vampiro (ou como Lestat prefere dizer, dá-lhe o Dom das Trevas), deixando-lhe também a sua grande fortuna antes de se suicidar numa pira.
Lestat com o passar do tempo tornou-se personagem principal de muitos dos vários livros das "Crónicas de Vampiros", para além de "Entrevista com o Vampiro", os livros que se lhe seguem dão continuidade às suas aventuras: "O Vampiro Lestat", "A Rainha dos Malditos", " A História do Ladrão de Corpos", "Memnoch - O Demónio" e "A Quinta Blackwood", além de ser citado inúmeras vezes no livro "O Vampiro Armand".

sábado, 29 de setembro de 2007

Tokugawa Ieyasu


Tokugawa Ieyasu (1543-1616) foi o fundador e primeiro Shogun do Shogunato Tokugawa no Japão, o qual perdurou desde a Batalha de Sekigahara em 1600 até a Restauração Meiji em 1868. Ieyasu tomou o poder em 1600, recebeu o título de Shogun do imperador Go-Yozei com a idade de 60 anos. Conseguiu desta forma ultrapassar todos os grandes homens de sua época: Oda Nobunaga, Hideyoshi, Shingen. Como Shogun usou os seus anos no poder para solidificar o Shogunato Tokugawa, sendo o terceiro governo shogunal do Japão (depois de Minamoto e Ashikaga). Desta forma o Shogunato Tokugawa governaria o Japão durante os seguintes 250 anos.

Ieyasu foi shogun desde 1603, abdicando do cargo em 1605, contudo continuou no poder até a sua morte, em 1616.

A FALANGE GREGA


Em âmbito militar, uma falange (em grego antigo φάλαγξ / phálanx) é uma formação retangular de infantaria, tipicamente lanceiros. A formação mantinha-se cerrada, com as armas das primeiras linhas (o número exacto dependia do comprimento das lanças de 12 metros chamadas sarritas) projetadas para a frente, entre os soldados da frente, de modo a que diversas camadas de lanças separassem o inimigo e a primeira linha de homens da formação. O restante da formação, os que se encontravam longe demais da primeira linha para que suas lanças alcançassem a primeira linha, mantinham suas lanças elevadas num ângulo de 45º graus, anulando parcialmente um ataque de longo alcance (arqueiros), e os homens que ficavam na ultima fileira da falange eram usados como reserva sendo utilizados quando os soldados da frente tombavam, além de constituir uma força de "empurrão" para toda a formação, de modo a que o inimigo fosse literalmente esmagado sob o avanço da massa de lanças.

O ESTANDARTE NACIONAL


O Estandarte Nacional, representa e recorda aos membros das Forcas Armadas Portuguesas, as batalhas e guerras em que se empenharam os seus antecessores que verteram gloriosamente o sangue na defesa dos interesses nacionais. Por baixo da esfera armilar estão duas vergonteas de loureiro, ligadas por um laco branco, que tem inscrito a imortal legenda Camoneana: " ESTA E A DITOSA PÁTRIA MINHA AMADA ".


*


O ESTANDARTE NACIONAL tem varias condecorações, salientando-se a Ordem Militar da Torre e Espada ( a mais alta das condecorações portuguesas ), a Ordem Militar de Cristo e a Medalha de Ouro de Serviços Distintos.
E um Símbolo Nacional, que em si, encerra todo o historial de actos de bravura e coragem, civismo, espírito de corpo e sentido do dever, praticados por gerações e gerações de Portugueses.


*


O Estandarte Nacional, também chamado Bandeira Militar, é a Bandeira Nacional existente em todas as unidades militares do país. O Estandarte Nacional, talhado em seda, difere da Bandeira Nacional pelo facto de ter a forma quadrangular. A esfera armilar é rodeada por duas hastes de loureiro, em ouro, unidas por um laço branco em forma de listel. Neste, em letras de elzevir, inscreve-se a imortal legenda de Camões:

*


«Esta é a Ditosa Pátria Minha Amada».

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

LEÇA DA PALMEIRA

António Pereira Nobre (Porto, 16 de agosto de 1867 — Foz do Douro, 18 de Março de 1900), mais conhecido como António Nobre, foi um poeta português cuja obra se insere nas correntes ultra-romântica, simbolista, decadentista e saudosista (interessada na ressurgência dos valores pátrios) da geração finissecular do Século XIX português.

RED BULL AIR RACE

O Red Bull Air Race não é só velocidade – a precisão é crucial para o sucesso, pois qualquer erro incorre em penalidades ao tempo do piloto. Voar perto do chão a velocidades que podem alcançar até 400 km/h enquanto se tenta difíceis manobras em curvas requer uma habilidade imensa que apenas um certo número de pilotos no mundo possui. Por isso os pilotos são selecionados a dedo de acordo com suas perícia e experiência. Esses pilotos estão no auge de suas carreiras. E têm mesmo que estar – o Air Race exige muito de suas habilidades de pilotagem. Para se ter uma idéia eles têm que suportar forças de até 10G. Não há espaço para erros.

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier