Zen ou Zen-budismo é o nome japonês da tradição C`han surgida na China e associada em nas suas origens ao Budismo do ramo Mahayana, traduzido do sânscrito por "Grande Veículo", síntese doutrinária dos ensinamentos do Budha Sakyamuni, ou Gautama Budha, praticada por diversas escolas budistas por volta do século II. Estando o seu enraizamento aprofundado sobretudo na China. Japão, Vietname e Coréia.
A prática básica do Zen na versão japonesa e monástica é o Zazen, tipo de meditação contemplativa que visa a levar o praticante à "experiência directa da realidade".
No Zen japonês monástico, há duas vertentes principais: Soto e Rinzai. Enquanto a escola Soto dá maior ênfase à meditação silenciosa, a escola Rinzai faz amplo uso dos Koans (narrativa, diálogo, questão ou afirmação no Zen-budismo que contém aspectos que são inacessíveis à razão. O koan tem como objectivo propiciar a iluminação do aspirante zen-budista. Um koan famoso é: "Batendo duas mãos uma na outra temos um som; qual é o som de uma mão?" (tradição oral, atribuída a Hakuin Ekaku, 1686-1769)), ou enigmas, charadas. Actualmente, o Zen Rinzai é uma das escolas budistas mais conhecidas e de maior expansão no Ocidente.
1 comentário:
Toma lá pra te entreteres:
http://www.chinapage.com/zen/koan1.html
http://www.ashidakim.com/zenkoans/zenindex.html
(E o som de bater palmas SEM mãos...?)
ah, pois é... ;)
Enviar um comentário