domingo, 2 de março de 2008

OKINAWA


Okinawa (沖縄県) é a província mais a sul do Japão. Constituida por um conjunto de 169 ilhas, as quais formam o arquipélago de Ryukyu, numa cadeia de ilhas com 1000 km de comprimento, que se estende de sudoeste, de Kyushu até a Formosa, ainda que as ilhas mais a norte façam parte da província de Kagoshima. A capital de Okinawa, Naha, está localizada na parte meridional da maior e mais povoada ilha do arquipélago, Okinawa Honto, sendo as disputadas ilhas Senkaku, em teoria, administradas como parte da província.



*



Algo interessante é que Okinawa fazia parte de um reino independente, o reino Ryukyu, tendo desta forma desenvolvido uma cultura própria, sendo parte da sua história significativamente diferente do resto do Japão.
Graças à sua posição estratégica - entre a Indonésia, Polinésia, China, Coreia e Japão – Okinawa tornou-se num entreposto comercial, existindo relatos antigos nos quais comerciantes e representantes de Okinawa tinham acesso as cortes imperiais da China e do Japão. Devido a sua maior proximidade com a China, Okinawa recebeu historicamente mais influências culturais desta do que do Japão.
Inicialmente dividida em feudos, foi unificada por Sho Hashi, que se tornou rei designando o Castelo de Shuri como centro político e administrativo. Posteriormente foi invadida pelo clã feudal de Satsuma (actual Kyushu) no séc. XVI, perdendo a independência e o uso e porte de armas foi proibido entre seus cidadãos. Diz-se que foi nesta época que nasceu o Karate, como arte marcial.
Depois da Segunda Guerra Mundial e da Batalha de Okinawa em 1945, a região permaneceu sob a administração dos Estados Unidos por 27 anos, período durante o qual os Estados Unidos estabeleceram várias bases militares. Em 15 de Maio de 1972, Okinawa foi devolvido ao Japão, no entanto, os Estados Unidos ainda hoje mantêm uma forte presença militar no arquipélago.



*


Próximo aos Trópicos, Okinawa tem um clima temperado (clima subtropical, onde a amplitude térmica varia normalmente entre uma mínima de 10ºC e máximas que podem atingir os 40ºC) que torna possível o cultivo da cana-de-açúcar, da banana, do abacaxi, da batata-doce, etc.

As ilhas de Okinawa são conhecidas por “Havai do Japão” devido às suas belas praias (muito procuradas pelos japoneses de outras regiões) e pelo clima predominantemente quente, onde se destacam diversos empreendimentos turísticos de renome lá existentes, porém, só existe um único aeroporto na região, o qual faz parte da base Naval Americana, instalada na região após a 2ª Guerra Mundial.

Na sua culinária, diferente de outras regiões japonesas destaca-se o peixe como ingrediente quase exclusivo, utilizando-se por vezes a carne de porco e em ocasiões especiais a tradicional sopa de cabrito, o “hidjá no shirú”.




*




A arquitectura de Okinawa pauta-se por ser detentora de diversos remanescentes de um tipo único de castelo ou fortaleza chamado Gusuku (palavra utilizada na língua local para designar um castelo ou uma fortaleza, sendo escrita com o mesmo Kanji que castelo, 城, que em japonês comum se pronuncia shiro), que se acredita ser o predecessor dos castelos japoneses. As casas típicas de Okinawa são, hoje em dia, feitas de cimento armado e os seus telhados são também projectados para serem resistentes a fortes ventos, com telhas presas ao cimento e não simplesmente apoiadas nestes (para proteger os seus moradores dos furacões), enquanto a maioria das casas no Japão é feita com madeira permitindo a livre circulação do ar para combater a humidade. Muitos destes telhados também possuem uma característica comum, uma estátua circular de um leão ou de um dragão, chamada Shisa (um leão ou dragão de origem chinesa, usado como um amuleto ou carranca, sendo colocados dois nos telhados das casas para protege-las, um de boca aberta (macho) e outro de boca fechada (fêmea), acreditando-se que Shisa protege a casa dos acidentes naturais, originado pela existência de muitos casos de furacões, e que explica a estrutura das casas de pedra e cimento, com telhado fixo as paredes e as janelas bem protegidas, diferente do resto do Japão), que supostamente protege a casa do perigo. Os telhados são geralmente vermelhos, inspirados no estilo chinês.

Sem comentários:

WHO AM I ???

A minha foto
Wait until the war is over And we're both a little older The unknown soldier